fbpx

Com a Palavra: Toni Baptiste, Coletivo Coletores (vídeo)

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Toni Baptiste é um artista multimídia que atua na intersecção entre arte, tecnologia e direito à cidade, integrando a relação entre coletivos culturais, tecnologia e dinâmicas urbanas.

Neste Com a Palavra​, gente que faz a diferença, Toni contou pra gente sobre o trabalho do Coletivo Coletores, do qual é co-criador. O Coletores é um coletivo de arte e intervenção urbana, formado por Toni e Flávio Camargo em 2008 na periferia da Zona Leste da Cidade de São Paulo, nascido da necessidade de reivindicar novos usos e ocupações para o espaço público, assim como redesenhar plataformas de aprendizado e fruição estética em territórios marcados pela desigualdade e exclusão. O Coletores já participou de Bienais internacionais e diversos festivais culturais por todo o Brasil. No ano passado, integrou a mostra “Mídias Afetivas” que inaugurou a plataforma de arte digital da fachada da Casa Natura Musical, chamada “NA FAIXA”. O Coletores faz da cidade seu suporte, ocupando muros, edifícios e paredes urbanas utilizando #VideoMapping​ (vídeo projeções mapeadas), estêncil, fotografia, game art e publicações impressas inspiradas no #DesignSocial​, na #ArteInterativa​ e relacional. Atualmente o coletivo passou também a funcionar como uma plataforma de suporte a artistas e manifestações culturais que queiram usar a arte digital em suas obras. Recentemente fizeram parte do projeto “Vozes contra o racismo”, em que criaram o primeiro circuito de arte urbana digital a incluir o centro e também as periferias, projetando o trabalho de artistas negros e indígenas de várias partes do Brasil pelos edifícios e muros de São Paulo.

Assista:

#ComAPalavra é uma série da Casa Natura Musical sobre gente que faz a diferença. Nesse projeto, para além da música, que é nosso assunto principal, a gente convida criadores de conteúdos e ações relevantes, que se inspiram em suas próprias vivências para produzir vídeos, literatura, música e arte. Nosso intuito é inspirar você que acompanha a gente e também construir uma rede de apoio mútuo entre a nossa Casa e as pessoas que estão realizando trabalhos e ações expressivos que valem a pena serem vistos e compartilhados.

#NosEncontramosNaMúsica