fbpx

Casa Indica: Especial Dona Ivone Lara

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Acervo da família

Na série #CasaIndica, a gente dá dicas de músicas, livros, filmes e outras coisitas. No aniversário de Dona Ivone Lara, que comemoraria 98 anos em 2020, selecionamos alguns cinco conteúdos, de diferentes plataformas, para quem quiser se aprofundar na vida e na obra da sambista carioca.

Veja:

1) Livro: Dona Ivone Lara: A Primeira-Dama do Samba, de Lucas Nobile

Lançado em 2015 como parte integrante do projeto Sambabook, o livro Dona Ivone Lara: A Primeira-Dama do Samba (Sonora Editora/Musickeria) ganhou, em outubro de 2018, sua segunda edição, que agora inclui um epílogo escrito após a morte da biografada. Escrita pelo jornalista Lucas Nobile, a biografia conta a trajetória da sambista por meio de sua música, desde a sua formação até tornar-se unanimidade no cenário musical brasileiro. Disponível para compra online.

2) Especial “Sonho Meu”, da TV Brasil

Misturando bate-papo e show, a TV Brasil resgata uma produção que celebra a obra da sambista. Ela é a anfitriã do especial “Sonho Meu”, o show com personalidades do gênero foi gravado em fevereiro de 2011, no Rio de Janeiro, com participações de sambistas consagrados como Beth Carvalho, Jorge Aragão e Delcio Carvalho, além dos representantes da nova geração como Diogo Nogueira, Teresa Cristina e Nilze Carvalho.

3)Acervo digital da Ocupação Dona Ivone Lara, do Itaú Cultural

Dona Ivone Lara foi tema da 23ª Ocupação do Itaú Cultural, que ocupou o prédio da av. Paulista em 2015. No site do espaço, você consegue encontrar, além de fotos da mostra, textos que contam parte da trajetória da sambista e uma série de entrevistas em vídeos com jornalistas, pesquisadores e artistas influenciadas por Dona Ivone, como Leci Brandão, Fabiana Cozza, Zélia Duncan, entre outros.


4) Episódio “Compositoras”, da Rádio Batuta

Parte da série “A mulher na música brasileira”, da Rádio Batuta, o episódio destaca as mulheres compositoras de canções na nossa música, destacando desde as pioneiras, Dolores Duran e Maysa, nos anos 1950, passando por Dona Ivone Lara, Angela RoRo, Sueli Costa entre outras.

5) Canto da Noite na Boca do Vento, de Fabiana Cozza

Lançado em 2019, o último disco de Cozza reúne canções da Primeira Dama do Samba, dando voz a obras compostas por Dona Ivone em parceria com Delcio Carvalho, Nei Lopes, Arlindo Cruz, Paulo César Pinheiro, Hermínio Bello de Carvalho, Mano Décio da Viola, Fuleiro, Tio Hélio, Silas de Oliveira e Bacalhau.  Gravado e produzido pela Biscoito Fino, o álbum recebeu o título “Canto da Noite na Boca do Vento” extraído dos versos de “Sonho Meu”, um dos maiores sucessos da sambista carioca.